SOCIEDADE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Pólo: Herval
Nome: Criseli
Machado Soria Lemos
Data: 15/05/2018
Semana: 3
Título: RESUMO
E EXERCICIOS
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Hoje vivemos em uma sociedade onde a
informação e o conhecimento circula de forma muito rápida e com baixo custo,
influenciando valores políticos, religiosos, antropólogos, sociais e econômicos.
Falar ao telefone, movimentar uma
conta bancaria, por terminal pela internet, assistir televisão, fazer compras pela
internet, pesquisar, trocar mensagens com pessoas do outro lado do planeta são
atividades corriqueiras no Brasil e em muitos lugares do mundo. Adaptamos a essas
inovações de forma rápida e, muitas vezes, sem questionamentos.
A capacidade de transmissão e a
qualidade dos serviços são tamanhas, que seus usuários nem sabem como se da
essa comunicação, se é feita pelo mar ou pelo ar.
Três fenômenos estão inter-relacionados
com essa mudança informacional: a convergência da base tecnológica; a dinâmica
da indústria e a internet. O primeiro vem da possibilidade de processamento e
reprodução de qualquer tipo de informação pela forma digital. A dinâmica das indústrias proporciona a queda
nos preços de equipamentos eletrônicos, permitindo com isso, a popularização do
uso dos meios. E finalmente, temos como conseqüência dos dois primeiros fenômenos,
o crescimento acelerado da internet. Conectividade internacional legitima esse
crescimento e, torna a internet um fator estratégico, fundamental, para o
crescimento, para o desenvolvimento das noções.
Nossa
maneira de viver, atual, inclui a tecnologia. Nossas atividades cotidianas mais
comuns- como dormir, comer, trabalhar, ler e conversar, deslocar monos para
diferentes lugares e divertirmo-nos- são facilitadas graças às tecnologias a
que temos acesso.
Muitos equipamentos e produtos que
utilizamos em nosso cotidiano não são notados como tecnologia. “alguns invadem
nosso corpo, como próteses, alimentos e medicamentos. Muitas vezes nem paramos
para pensar o quanto foi preciso de estudo, criação e construção para que
chegassem a nossas mãos.
A evolução social do homem
confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época. Alguns
períodos historicamente reconhecidos pelo avanço tecnológico correspondente.
Podemos citar como exemplo a idade da pedra e do bronze que correspondem ao
momento histórico social em que foram criadas as novas tecnologias para o
aproveitamento desses recursos da natureza, de forma a garantir uma melhor
qualidade de vida.
Desse modo podemos concluir que a
tecnologia altera comportamentos.
É importante ressaltar que existem
outros tipos de tecnologias que vão alem dos equipamentos. Tajra(2001)
classifica as tecnologias em três grandes grupos: as tecnologias organizadoras
que são as formas como nos relacionamos com o mundo. As tecnologias simbólicas
que estão relacionadas com a forma de comunicação entre pessoas, como linguagem
oral, linguagem escrita e, a linguagem digital (dos computadores) ; e as
tecnologias físicas que são inovações de instrumentais físicos, como a caneta
esferográfica, o livro, o telefone, o aparelho celular. Nesta ultima podemos
também citar as TICs, que através de seus suportes, como jornal, radio, e
televisão... Realizam o acesso, a veiculação de informações e todas as inúmeras
formas de relacionamentos simbólicos em todo o mundo.
Nos dias de hoje, a divisão
tradicional do ensino em períodos distintos da vida não atende as exigências
individuais e sociais. Aquele tempo de infância e da juventude dedicados a educação
escolar, a atividade profissional adulta e o tempo da aposentadoria são
acompanhados por atividades educacionais cada vez mais diversificados.
Uma educação geral permanente deve
estimular no aluno uma capacidade critica que lhe possibilite ter um pensamento
livre e uma ação autônoma. A educação deve ser um guia no exercício dos
direitos individuais fundados na liberdade publicas, e a pratica dos deveres e
da responsabilidade em relação aos outros e as comunidades a que pertencem.
Hoje educar significa investir na
criação de competências amplas o suficiente para permitir uma atuação na
produção de bens e serviços, operar com fluência os novos meios e ferramentas
em seu trabalho, tomar decisões fundamentadas no conhecimento, assim como,
aplicar com criatividade e novas mídias.
2.11. Aptidões necessárias a educação do século XXI
A
temática das novas competências exigidas pela educação contemporânea é uma das
que mais suscitam polemica na área pedagógica por se tratar de uma noção
fortemente relativa.
O
autor Luiz Carlos Pais (2005) cita quatro competências que podem contribuir no
processo educativo diante de desafios postos pela sociedade em que vivemos, são
elas: a criatividade, trabalhar com informações, a capacidade de transformar
informação em conhecimento e superar o exercício da repetição.
Entre
essas competências para presente/futuro, citadas por Delors (2006), quatro são
consideradas como sendo primordiais para a educação do século XXI, e são
aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo,
para cada individuo, os pilares do conhecimento:
O
primeiro pilar desta base, o aprender a conhecer, visa não tanto a aquisição de
um repertorio de saberes codificados, mas antes o domínio dos próprios
instrumentos do conhecimento e pode ser considerado simultaneamente, como um
meio e como uma finalidade da vida humana. Meio porque se pretende que cada
indivíduo aprenda a compreender o mundo que o cerca ao mesmo na medida em que
isso lhe é necessário para viver de forma digna, para desenvolver bem as suas habilidades
profissionais e também para comunicar se.
Paulo
Freire afirma que sem comunicação é impossível dar-se o conhecimento. “o mundo
humano é um mundo de comunicação”, acrescenta o autor. E que caracteriza a
comunicação é o dialogo. “A educação é comunicação, é dialogo, na medida em que
não é a transferência do saber”. (FREIRE,2002,p.69).
A
educação deve sustentar-se também, no aprender a fazer. Essa segunda
aprendizagem esta associada a formação profissional.
O
terceiro pilar é o aprender a viver juntos, a viver com outros a fim de
combater as desigualdades. Sem duvida, essa aprendizagem representa um dos
maiores desafios da educação.
E
o quarto e ultimo pilar do conhecimento, apontado por Dolors, é aprender a ser,
para melhor desenvolver a sua personalidade e estar a altura de agir com
autonomia, discernimento, criatividade e responsabilidade pessoal. A educação deve contribuir para o
desenvolvimento do espírito do corpo, da inteligência da sensibilidade, do
sentido estético, da responsabilidade pessoal e da espiritualidade.
A cegueira do conhecimento: o erro e
a ilusão.
De
acordo com Morim(2005ª), o conhecimento não é um espelho das coisas e do mundo
externo, mas é resultado da nossa construção e reconstrução, sendo, portanto,
uma interpretação. E como tal, esta sujeito a erros, em função da
subjetividade, da nossa visão particular do mundo e dos nossos princípios de conhecimento.
Os
princípios do conhecimento pertinente
O
conhecimento do mundo é uma necessidade intelectual e vital. Um conhecimento
não é pertinente porque contem uma grande quantidade de informações que
isoladas são insuficientes. É fundamental situarmos as informações
organizando-as e contextualizando-as para se tornarem pertinentes e adquiram
sentido. Para Morin, o conhecimento pertinente não fundado numa sofisticação.
Mas na atitude que consiste em contextualizar o saber. Ensinar a condição
humana
O
homem só se realiza plenamente como ser humano pela cultura r na cultura. Se
não dispusesse plenamente da cultura[...] seria um primata do mais baixo nível.
A cultura acumula em si o que é conservado, transmitido, aprendido, e comporta
normas e princípios de aquisição (Morin,2005,5p52).
A
educação deve preocupar se e mostrar e ilustrar a complexidade do humano: o
destino da espécie humana, o destino individual, o destino social, o destino
histórico, todos entrelaçados e inseparáveis. Isso, certamente, conduziria a
tomada de conhecimento, por conseguinte, da consciência, da condição comum a
todos os humanos e da diversidade dos indivíduos, dos povos e das culturas.
Ensinar
a identidade térrea
O
conhecimento dos desenvolvimentos da era planetária, que tendem a crescer no
decorrer do século XXI, e o reconhecimento da identidade e consciência
terrenas, que se tornam cada vez mais importantes e a cada individuo e a todos,
devem converter-se em um dos principais objetos da educação, é necessário que
compreenda não só a condição humana, mas também a condição do mundo humano.
A
união planetária é a exigência racional mínima de um mundo encolhido e
interdependente. Essa união pede a consciência e um sentimento de pertencimento
mútuo que nos uma a terra.
Quando
Morin fala de uma consciência para solidariedade e para a comiseração
recíproca, pensamos ser oportuno apontar para a importância de uma consciência
ambiental.
Enfrentar
as incertezas
As
ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas , mas também revelaram ao
longo da historia, inúmeras zonas de incertezas. Sempre tivemos a idéia de que
so as certezas deveriam ser ensinadas. Contudo, nos dias atuais, a historia da
vida e a complexidade das espécies não podem mais ser entendias de modo linear.
Em virtude disso, a educação deve trabalhar em todos nos, a consciência do
risco e do acaso e ensinar princípios de estratégia que nos permitam enfrentar
os imprevistos e a incerteza, modificando seu desenvolvimento em virtude das
informações adquiridas ao longo do tempo. Ensinar a compreensão.
A
compreensão é a um só tempo, meio e fim da comunicação humana. Necessitamos, em todos os sentidos, de compreensão
mútua, seja qual for o nosso grau de proximidade com o outro. Ensinar a compreensão
constitui uma das bases mais seguras de uma educação para a paz a qual estamos
por essências e vocação.
“Explicar
é considerar o que é preciso conhecer como objeto e aplicar-se todos os meios
objetivos de conhecimento”(2005ª.p.94). já a compreensão visa entender o ser
humano não apenas como objeto, mas principalmente, como sujeito, com suas
idéias, inseguranças, alegrias ou tristezas. A compreensão não pode ser
quantificada. A esse respeito Morin destaca que:
Educar para compreender a
matemática ou uma disciplina determinada é uma coisa; educar para a compreensão
humana é outra. Nela encontra-se a missão propriamente espiritual da educação:
ensinar a compreensão entre as pessoas como condição de garantida solidariedade
intelectual e moral da humanidade. (MORIN, 2005,p93)
A
ética do gênero humano
O
sétimo e ultimo saber, refere-se à antropo-ética. Ou seja, a ética em escala
humana. Somos seres humanos e também indivíduos; somos uma pequena parte da
sociedade e também o fragmento de uma espécie. Carregamos em nos essa tripla
realidade que se sustenta em sentido pleno: apóiam-se, nutrem-se re reúnem-se.
Assim, individuo/sociedade/espécie não são apenas inseparáveis, mas
co-produtores um do outro. Cada um desses termos é, ao mesmo tempo, meio e fim
dos outros. E é do seio dessa trindade complexa que emerge a consciência e o
nosso espírito propriamente humano.
A
trindade pode ser observada sob duas perspectivas: individuo/sociedade e
individuo/espécie. Na primeira, individuo/sociedade, a ética nos conduz a idéia
de democracia em que os indivíduos e a sociedade podem ajudar-se
desenvolver-se, regular-se e controlar-se mutuamente. Nas sociedades
democráticas, o individuo é cidadão, pessoa jurídica e responsável. A
democracia tem em seu vital com a diversidade de interesses e idéias e com
antagonismos.
A
perspectiva individuo/espécie diz respeito a ética do gênero humano, ou seja, á
perspectiva de civilizar a terra de movimentos que tem por objetivo a cidadania
terrestre.
Ejercicio:
1)
¿Cuáles son los tres espectáculos que están interrelacionados con una
informacional?
(x) una convergencia de la base
tecnológica; la dinámica de la industria y una Internet.
( ) Con convergencia de la base de
Internet; la democracia da industria,
( ) Una convergencia para la dinámica
social,
( )
La trinidad y la convergencia,
( ) Perspectiva Individual y Perspectiva
Social
2)
Que perspectiva respecto a la ética del género humano, o sea, a la perspectiva
de tierra civilizadora de movimientos que tienen por objetivo la ciudadanía
terrestre.
( ) tecnología / sociedad
(X) Para el individuo / la especie
( )
individuo / sociedad,
( ) individual / civilización
( ) ciudadanía / sociedad
3 INTERNET NO BRASIL E NO MUNDO
Neste
capitulo faremos uma breve revisão do percurso histórico da internet, pontuando
fatos que consideramos relevantes sobre o seu avanço no Brasil; e seu uso como
auxilio a educação.
3.1 DADOS HISTORICOS ACERCA DA INTERNET
Com
tantas inovações tecnológicas ocorrendo em volta de todos nos , é muito difícil
nos recusarmos a participar delas. Tendo em vista que esas mudanças estão em
todos os lugares. Na área medica, na engenharia, na comunicação social e
também, no entretenimento. Entre tais inovações, uma das que mais se destacam é
a internet, cujo alcance é tão grande que rompe as fronteiras do país e abre
enorme leque de oportunidades.
Seria
difícil descrevermos em poucas linhas as mudanças sociais, econômicas e
culturais que o uso da internet pode promover. Tudo isso é possível sem pagar
passagens aéreas, sem pegar congestionamento no transito, sem custos de
hospedagem em hotel. Para ter acesso a internet basta ter um computador, uma
linha telefônica, um modem e estar associado a algum provedor (empresa que
comercializa acesso a internet).
Freqüentemente
ouvimos falar que a internet é uma nova mídia. Aparelhos
e softwares estão sempre nos oferecendo novidades, abolindo o espaço-tempo e
ampliando nossas formas de ação e comunicação, nos possibilitando agir de forma
interativa e imediata, sendo também emissores no processo comunicacional. Essa experiência é diferente daquela das
mídias massivas como a televisão, o radio ou os jornais.
As
tecnologias digitais, de algum modo, conectam usuários gerando um fluxo que
virtualmente coloca todos em contato com todos em contato com todos. O
ciberespaço que formata o fluxo de informação nem o centraliza. Lévy define
ciberespaço como “um espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos
computadores e das memórias dos computadores”.
De
acordo com os diversos relatos publicados acerca do histórico da internet, a
Rede Mundial de Computadores tem uma historia relativamente recente. Surgiu
para fins militares durante a segunda guerra mundial, envolvendo a União
Soviética e os Estados Unidos, com o objetivo especifico de ajudar nas
operações de guerra e incrementar estratégias para esse mesmo fim. Pouco tempo
depois pesquisadores universitários perceberam potencial dessa Rede e passaram
a usá-la para uso acadêmico pessoal (CASTELLS.1999).
Para
facilitar a navegação pela internet, surgirão vários navegadores (browsers)
como, por exemplo, a internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navegador. O
surgimento acelerado desses provedores de acesso e portais de serviços on line,
também contribuiu para o crescimento da Internet, que passou a ser utilizada
por vários segmentos sociais.
Em
meados de 1994, já estavam conectados a Internet cerca de 30.000 usuários
(educadores e pesquisadores em sua maioria), dispersos por mais 400 instituições
pelo País, boa parte delas universidades, centros de pesquisa e órgãos do
governo. Um ano depois, é criado Comitê Gestor da Internet no Brasil com o
objetivo de traçar rumos da implantação, administração e uso da internet no
País. Participam do Comitê Gestor membros do Ministério das Comunicações e do
Ministério da Ciência e Tecnologia.
A
importância da internet já era evidente no ano de 1995. Não só por ser uma
forma revolucionaria de comunicação a acesso a informação, mas também pelo fato
de o mercado de acesso ser bastante promissor do ponto de vista comercial.
Contudo
o grande “boom” da rede no Brasil aconteceu ao longo do ano de 1996. Um pouco
pela melhoria nos serviços prestados pela Embratel, mas principalmente pelo
crescimento natural no mercado, a Internet brasileira cresceu vertiginosamente,
tanto em numero de usuários quanto provedores e de serviços prestados através
da rede.
O
ano de 1997 veio consolidar a Internet brasileira. Novas revistas sobre o
assunto foram lançadas, os provedores chegaram a diversas centenas, o conteúdo
em língua portuguesa na rede tornou-se significativo. Empresas, bancos,
universidades e ate o governo fizeram questão de marcar presença na rede
permitindo, pela primeira vez, que o Imposto de renda fosse entregue via
Internet.
Dois
anos depois de autorizar a entrega do Imposto de Renda pela Internet, a
Secretaria da Receita Federal informa ter recebido mais de seis milhões de declarações-
o meio mais utilizado pelos contribuintes brasileiro para enviar suas
declarações de Imposto de Renda.
A
base de computadores no Brasil atinge 40 milhões, em 2007, de acordo com a
pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação
Getulio Vargas. O numero que inclui computadores em empresas e residências,
representa um crescimento de 25% sobre a base registrada no mesmo período do
ano anterior.
Atualmente,
a Internet proporciona aos seus usuários comunicação a baixo custo, tendo em
vista que existem provedores gratuitos, e acesso a fontes inesgotáveis de
informações. Ela (Internet) interconecta pessoas para os mais variados fins e
tem contribuído para ampliar e democratizar o acesso a informação, eliminando
barreiras como distancia, culturas, fuso horário etc. Com isso, emergem gêneros
de conhecimento inusitados, critérios e avaliação inéditos, novos atores na
produção e tratamento do conhecimento.
3.2 INTERNET NA EDUCAÇÃO
Na
internet encontramos vários tipos de aplicações educacionais. Dentre elas,
podemos citar: divulgações/publicações, que podem ser institucionais, ou seja,
a escola mostra o que faz, ou particulares, em que grupos de professores ou
alunos criam suas homepages pessoais contendo suas produções mais significativas;
temos aplicações de pesquisa, que pode ser individual ou em grupo, ao vivo (durante
a aula) ou fora do horário de aula; aplicação de atividades de apoio ao ensino,
em que reunimos textos imagens e sons, utilizando-os como um elemento a mais,
juntamente com livros, vídeos e revistas. Podemos ainda encontrar
aplicabilidade educacional na comunicação que pode ocorrer entre professores e
alunos, professores e professores entre alunos da mesma ou de outras cidades ou
países. A comunicação se dá entre pessoas conhecidas ou não, próximas ou
distantes, esporádica ou sistematicamente.
O
professor ao usar a Internet, pode ter a sua disposição a possibilidade de
elaborar um processo de ensino e aprendizagem de forma mais aberta, flexível,
inovadora, e continua. Contudo isso a internet é ilimitada. A cada momento são
inseridas, excluídas e alteradas a suas paginas. Com isso, nos deparamos com
inúmeras possibilidades, desafios e incertezas nesse processo. Então surge uma
questão: como aprender usando uma tecnologia que se modifica tão rapidamente?
Como ensinar utilizando uma tecnologia que a cada dia se torna mais sofisticada
e desafiadora?
De
certo que a Internet auxilia na troca de experiências, no esclarecimento de
duvidas, na busca e seleção de materiais e em trocas pessoais. Pode ajudar o
professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a
modificar o processo de avaliação e de comunicação. Porem não deve ser vista
como uma solução mágica.
EJERCICIO:
1) ¿Cómo Lévy define
el ciberespacio?
( ) A como "un espacio de INTERNET
abierto por la interconexión social de las computadoras y de las memorias de
las computadoras".
(x) Como "un espacio de comunicación
abierto por la interconexión mundial de las computadoras y de las memorias de
las computadoras".
( ) Como "un grupo social abierto por la
interconexión mundial de las computadoras y de las memorias de las
computadoras".
( ) Como "un espacio de computadoras".
( ) Perspectiva individual y Perspectiva social.
BLOG: Conceito e origem
Blog é uma
palavra hoje bastante popularizada como a própria internet onde é veiculada. Na
verdade, é uma forma abreviada da palavra weblog. Esta é uma junção de
duas palavras: web que é a rede de computadores ou internet e Blog que se
refere ao registro de atividade ou então o desempenho regular de alguma coisa.
Entretanto,
pode-se dizer que o significado de blog é diário online, ou
seja, um espaço na internet, através de modelo de site ou ministre em que se
posta freqüentemente conteúdos importantes para enriquecer em quantidade e
qualidade.
O blog é
o modelo virtual dos antigos diários de papeis em que se redigiam fatos
importantes. Inicialmente era considerado somente como um espaço pessoal em que
o autor aproveitava para divulgar livremente suas idéias.
Com os avanços
da internet e sua popularização, os blogs deixaram de serem “objetos
particulares” do mundo virtual para um modelo de renda extra a ser adquirida.
Existem hoje blogs para todos os assuntos e públicos e muitos blogueiros
passaram a se tornar pessoas admiradas, seguidas em redes sociais e
especialistas em assuntos (autoridades).
Deste modo,
encontra-se o chamado blogueiro profissional que é a pessoa que conseguiu
encontrar no blog uma forma de conquistar sua independência
financeira e viver exclusivamente do seu trabalho online.
Como não há
necessidade de se conhecer sistemas e linguagem de Programação de Computador,
várias plataformas surgiram e se desenvolveram voltadas para este mercado como,
por exemplo, uma das mais utilizadas no momento que é o Wordpress.
Do blog e
seu sucesso surgiram variações como o Blog onde se trabalha os mesmos conteúdos
em forma de vídeo e, para isso, se utiliza freqüentemente o Youtube.
EJERCICIO:
1) ¿Qué es el blog?
( ) A como "un espacio de INTERNET abierto por
la interconexión social de las computadoras".
(x) Es el modelo virtual de los antiguos diarios de
papeles en que se redactan hechos importantes. Inicialmente era considerado
solamente como un espacio personal en el que el autor aprovechaba para divulgar
libremente sus ideas.
( ) Es el programa virtual de los artículos de la
sociedad.
( ) Como "un espacio de computadoras".
( ) Es el modelo virtual de programas liberales.
REFERENCIA:
MATERIAL DISPONIVEL NO AVA “SOCIEDADE,
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO”
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