SOCIEDADE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


Pólo: Herval                  
Nome: Criseli Machado Soria Lemos
Data: 15/05/2018                                                                 Semana: 3
Título:  RESUMO E EXERCICIOS
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

            Hoje vivemos em uma sociedade onde a informação e o conhecimento circula de forma muito rápida e com baixo custo, influenciando valores políticos, religiosos, antropólogos, sociais e econômicos.
            Falar ao telefone, movimentar uma conta bancaria, por terminal pela internet, assistir televisão, fazer compras pela internet, pesquisar, trocar mensagens com pessoas do outro lado do planeta são atividades corriqueiras no Brasil e em muitos lugares do mundo. Adaptamos a essas inovações de forma rápida e, muitas vezes, sem questionamentos.
            A capacidade de transmissão e a qualidade dos serviços são tamanhas, que seus usuários nem sabem como se da essa comunicação, se é feita pelo mar ou pelo ar.
            Três fenômenos estão inter-relacionados com essa mudança informacional: a convergência da base tecnológica; a dinâmica da indústria e a internet. O primeiro vem da possibilidade de processamento e reprodução de qualquer tipo de informação pela forma digital.  A dinâmica das indústrias proporciona a queda nos preços de equipamentos eletrônicos, permitindo com isso, a popularização do uso dos meios. E finalmente, temos como conseqüência dos dois primeiros fenômenos, o crescimento acelerado da internet. Conectividade internacional legitima esse crescimento e, torna a internet um fator estratégico, fundamental, para o crescimento, para o desenvolvimento das noções.
Nossa maneira de viver, atual, inclui a tecnologia. Nossas atividades cotidianas mais comuns- como dormir, comer, trabalhar, ler e conversar, deslocar monos para diferentes lugares e divertirmo-nos- são facilitadas graças às tecnologias a que temos acesso.
            Muitos equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano não são notados como tecnologia. “alguns invadem nosso corpo, como próteses, alimentos e medicamentos. Muitas vezes nem paramos para pensar o quanto foi preciso de estudo, criação e construção para que chegassem a nossas mãos.
            A evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época. Alguns períodos historicamente reconhecidos pelo avanço tecnológico correspondente. Podemos citar como exemplo a idade da pedra e do bronze que correspondem ao momento histórico social em que foram criadas as novas tecnologias para o aproveitamento desses recursos da natureza, de forma a garantir uma melhor qualidade de vida.
            Desse modo podemos concluir que a tecnologia altera comportamentos.
            É importante ressaltar que existem outros tipos de tecnologias que vão alem dos equipamentos. Tajra(2001) classifica as tecnologias em três grandes grupos: as tecnologias organizadoras que são as formas como nos relacionamos com o mundo. As tecnologias simbólicas que estão relacionadas com a forma de comunicação entre pessoas, como linguagem oral, linguagem escrita e, a linguagem digital (dos computadores) ; e as tecnologias físicas que são inovações de instrumentais físicos, como a caneta esferográfica, o livro, o telefone, o aparelho celular. Nesta ultima podemos também citar as TICs, que através de seus suportes, como jornal, radio, e televisão... Realizam o acesso, a veiculação de informações e todas as inúmeras formas de relacionamentos simbólicos em todo o mundo.
            Nos dias de hoje, a divisão tradicional do ensino em períodos distintos da vida não atende as exigências individuais e sociais. Aquele tempo de infância e da juventude dedicados a educação escolar, a atividade profissional adulta e o tempo da aposentadoria são acompanhados por atividades educacionais cada vez mais diversificados.
            Uma educação geral permanente deve estimular no aluno uma capacidade critica que lhe possibilite ter um pensamento livre e uma ação autônoma. A educação deve ser um guia no exercício dos direitos individuais fundados na liberdade publicas, e a pratica dos deveres e da responsabilidade em relação aos outros e as comunidades a que pertencem.
            Hoje educar significa investir na criação de competências amplas o suficiente para permitir uma atuação na produção de bens e serviços, operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, tomar decisões fundamentadas no conhecimento, assim como, aplicar com criatividade e novas mídias.

2.11. Aptidões necessárias a educação do século XXI

            A temática das novas competências exigidas pela educação contemporânea é uma das que mais suscitam polemica na área pedagógica por se tratar de uma noção fortemente relativa.
            O autor Luiz Carlos Pais (2005) cita quatro competências que podem contribuir no processo educativo diante de desafios postos pela sociedade em que vivemos, são elas: a criatividade, trabalhar com informações, a capacidade de transformar informação em conhecimento e superar o exercício da repetição.
            Entre essas competências para presente/futuro, citadas por Delors (2006), quatro são consideradas como sendo primordiais para a educação do século XXI, e são aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo, para cada individuo, os pilares do conhecimento:
            O primeiro pilar desta base, o aprender a conhecer, visa não tanto a aquisição de um repertorio de saberes codificados, mas antes o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento e pode ser considerado simultaneamente, como um meio e como uma finalidade da vida humana. Meio porque se pretende que cada indivíduo aprenda a compreender o mundo que o cerca ao mesmo na medida em que isso lhe é necessário para viver de forma digna, para desenvolver bem as suas habilidades profissionais e também para comunicar se.
            Paulo Freire afirma que sem comunicação é impossível dar-se o conhecimento. “o mundo humano é um mundo de comunicação”, acrescenta o autor. E que caracteriza a comunicação é o dialogo. “A educação é comunicação, é dialogo, na medida em que não é a transferência do saber”. (FREIRE,2002,p.69).
            A educação deve sustentar-se também, no aprender a fazer. Essa segunda aprendizagem esta associada a formação profissional.
            O terceiro pilar é o aprender a viver juntos, a viver com outros a fim de combater as desigualdades. Sem duvida, essa aprendizagem representa um dos maiores desafios da educação.
            E o quarto e ultimo pilar do conhecimento, apontado por Dolors, é aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar a altura de agir com autonomia, discernimento, criatividade e responsabilidade pessoal.   A educação deve contribuir para o desenvolvimento do espírito do corpo, da inteligência da sensibilidade, do sentido estético, da responsabilidade pessoal e da espiritualidade.
            A cegueira do conhecimento: o erro e a ilusão.
            De acordo com Morim(2005ª), o conhecimento não é um espelho das coisas e do mundo externo, mas é resultado da nossa construção e reconstrução, sendo, portanto, uma interpretação. E como tal, esta sujeito a erros, em função da subjetividade, da nossa visão particular do mundo e dos nossos princípios de conhecimento.
            Os princípios do conhecimento pertinente
            O conhecimento do mundo é uma necessidade intelectual e vital. Um conhecimento não é pertinente porque contem uma grande quantidade de informações que isoladas são insuficientes. É fundamental situarmos as informações organizando-as e contextualizando-as para se tornarem pertinentes e adquiram sentido. Para Morin, o conhecimento pertinente não fundado numa sofisticação. Mas na atitude que consiste em contextualizar o saber. Ensinar a condição humana
            O homem só se realiza plenamente como ser humano pela cultura r na cultura. Se não dispusesse plenamente da cultura[...] seria um primata do mais baixo nível. A cultura acumula em si o que é conservado, transmitido, aprendido, e comporta normas e princípios de aquisição (Morin,2005,5p52).
            A educação deve preocupar se e mostrar e ilustrar a complexidade do humano: o destino da espécie humana, o destino individual, o destino social, o destino histórico, todos entrelaçados e inseparáveis. Isso, certamente, conduziria a tomada de conhecimento, por conseguinte, da consciência, da condição comum a todos os humanos e da diversidade dos indivíduos, dos povos e das culturas.
            Ensinar a identidade térrea
            O conhecimento dos desenvolvimentos da era planetária, que tendem a crescer no decorrer do século XXI, e o reconhecimento da identidade e consciência terrenas, que se tornam cada vez mais importantes e a cada individuo e a todos, devem converter-se em um dos principais objetos da educação, é necessário que compreenda não só a condição humana, mas também a condição do mundo humano.
            A união planetária é a exigência racional mínima de um mundo encolhido e interdependente. Essa união pede a consciência e um sentimento de pertencimento mútuo que nos uma a terra.
            Quando Morin fala de uma consciência para solidariedade e para a comiseração recíproca, pensamos ser oportuno apontar para a importância de uma consciência ambiental.
            Enfrentar as incertezas
            As ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas , mas também revelaram ao longo da historia, inúmeras zonas de incertezas. Sempre tivemos a idéia de que so as certezas deveriam ser ensinadas. Contudo, nos dias atuais, a historia da vida e a complexidade das espécies não podem mais ser entendias de modo linear. Em virtude disso, a educação deve trabalhar em todos nos, a consciência do risco e do acaso e ensinar princípios de estratégia que nos permitam enfrentar os imprevistos e a incerteza, modificando seu desenvolvimento em virtude das informações adquiridas ao longo do tempo. Ensinar a compreensão.
            A compreensão é a um só tempo, meio e fim da comunicação humana. Necessitamos, em todos os sentidos, de compreensão mútua, seja qual for o nosso grau de proximidade com o outro. Ensinar a compreensão constitui uma das bases mais seguras de uma educação para a paz a qual estamos por essências e vocação.
            “Explicar é considerar o que é preciso conhecer como objeto e aplicar-se todos os meios objetivos de conhecimento”(2005ª.p.94). já a compreensão visa entender o ser humano não apenas como objeto, mas principalmente, como sujeito, com suas idéias, inseguranças, alegrias ou tristezas. A compreensão não pode ser quantificada. A esse respeito Morin destaca que:

Educar para compreender a matemática ou uma disciplina determinada é uma coisa; educar para a compreensão humana é outra. Nela encontra-se a missão propriamente espiritual da educação: ensinar a compreensão entre as pessoas como condição de garantida solidariedade intelectual e moral da humanidade. (MORIN, 2005,p93)

            A ética do gênero humano
            O sétimo e ultimo saber, refere-se à antropo-ética. Ou seja, a ética em escala humana. Somos seres humanos e também indivíduos; somos uma pequena parte da sociedade e também o fragmento de uma espécie. Carregamos em nos essa tripla realidade que se sustenta em sentido pleno: apóiam-se, nutrem-se re reúnem-se. Assim, individuo/sociedade/espécie não são apenas inseparáveis, mas co-produtores um do outro. Cada um desses termos é, ao mesmo tempo, meio e fim dos outros. E é do seio dessa trindade complexa que emerge a consciência e o nosso espírito propriamente humano.
            A trindade pode ser observada sob duas perspectivas: individuo/sociedade e individuo/espécie. Na primeira, individuo/sociedade, a ética nos conduz a idéia de democracia em que os indivíduos e a sociedade podem ajudar-se desenvolver-se, regular-se e controlar-se mutuamente. Nas sociedades democráticas, o individuo é cidadão, pessoa jurídica e responsável. A democracia tem em seu vital com a diversidade de interesses e idéias e com antagonismos.
            A perspectiva individuo/espécie diz respeito a ética do gênero humano, ou seja, á perspectiva de civilizar a terra de movimentos que tem por objetivo a cidadania terrestre.

Ejercicio:
1) ¿Cuáles son los tres espectáculos que están interrelacionados con una informacional?
(x) una convergencia de la base tecnológica; la dinámica de la industria y una Internet.
( ) Con convergencia de la base de Internet; la democracia da industria,
( ) Una convergencia para la dinámica social,
( ) La trinidad y la convergencia,       
( ) Perspectiva Individual y Perspectiva Social

2) Que perspectiva respecto a la ética del género humano, o sea, a la perspectiva de tierra civilizadora de movimientos que tienen por objetivo la ciudadanía terrestre.
( ) tecnología / sociedad
(X) Para el individuo / la especie
 ( ) individuo / sociedad,
( ) individual / civilización
( ) ciudadanía / sociedad




3 INTERNET NO BRASIL E NO MUNDO

            Neste capitulo faremos uma breve revisão do percurso histórico da internet, pontuando fatos que consideramos relevantes sobre o seu avanço no Brasil; e seu uso como auxilio a educação.

3.1 DADOS HISTORICOS ACERCA DA INTERNET
            Com tantas inovações tecnológicas ocorrendo em volta de todos nos , é muito difícil nos recusarmos a participar delas. Tendo em vista que esas mudanças estão em todos os lugares. Na área medica, na engenharia, na comunicação social e também, no entretenimento. Entre tais inovações, uma das que mais se destacam é a internet, cujo alcance é tão grande que rompe as fronteiras do país e abre enorme leque de oportunidades.
            Seria difícil descrevermos em poucas linhas as mudanças sociais, econômicas e culturais que o uso da internet pode promover. Tudo isso é possível sem pagar passagens aéreas, sem pegar congestionamento no transito, sem custos de hospedagem em hotel. Para ter acesso a internet basta ter um computador, uma linha telefônica, um modem e estar associado a algum provedor (empresa que comercializa acesso a internet).
            Freqüentemente ouvimos falar que a internet é uma nova mídia. Aparelhos e softwares estão sempre nos oferecendo novidades, abolindo o espaço-tempo e ampliando nossas formas de ação e comunicação, nos possibilitando agir de forma interativa e imediata, sendo também emissores no processo comunicacional.  Essa experiência é diferente daquela das mídias massivas como a televisão, o radio ou os jornais.
            As tecnologias digitais, de algum modo, conectam usuários gerando um fluxo que virtualmente coloca todos em contato com todos em contato com todos. O ciberespaço que formata o fluxo de informação nem o centraliza. Lévy define ciberespaço como “um espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores”.
            De acordo com os diversos relatos publicados acerca do histórico da internet, a Rede Mundial de Computadores tem uma historia relativamente recente. Surgiu para fins militares durante a segunda guerra mundial, envolvendo a União Soviética e os Estados Unidos, com o objetivo especifico de ajudar nas operações de guerra e incrementar estratégias para esse mesmo fim. Pouco tempo depois pesquisadores universitários perceberam potencial dessa Rede e passaram a usá-la para uso acadêmico pessoal (CASTELLS.1999).
            Para facilitar a navegação pela internet, surgirão vários navegadores (browsers) como, por exemplo, a internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navegador. O surgimento acelerado desses provedores de acesso e portais de serviços on line, também contribuiu para o crescimento da Internet, que passou a ser utilizada por vários segmentos sociais.
            Em meados de 1994, já estavam conectados a Internet cerca de 30.000 usuários (educadores e pesquisadores em sua maioria), dispersos por mais 400 instituições pelo País, boa parte delas universidades, centros de pesquisa e órgãos do governo. Um ano depois, é criado Comitê Gestor da Internet no Brasil com o objetivo de traçar rumos da implantação, administração e uso da internet no País. Participam do Comitê Gestor membros do Ministério das Comunicações e do Ministério da Ciência e Tecnologia.
            A importância da internet já era evidente no ano de 1995. Não só por ser uma forma revolucionaria de comunicação a acesso a informação, mas também pelo fato de o mercado de acesso ser bastante promissor do ponto de vista comercial.
            Contudo o grande “boom” da rede no Brasil aconteceu ao longo do ano de 1996. Um pouco pela melhoria nos serviços prestados pela Embratel, mas principalmente pelo crescimento natural no mercado, a Internet brasileira cresceu vertiginosamente, tanto em numero de usuários quanto provedores e de serviços prestados através da rede.
            O ano de 1997 veio consolidar a Internet brasileira. Novas revistas sobre o assunto foram lançadas, os provedores chegaram a diversas centenas, o conteúdo em língua portuguesa na rede tornou-se significativo. Empresas, bancos, universidades e ate o governo fizeram questão de marcar presença na rede permitindo, pela primeira vez, que o Imposto de renda fosse entregue via Internet.
            Dois anos depois de autorizar a entrega do Imposto de Renda pela Internet, a Secretaria da Receita Federal informa ter recebido mais de seis milhões de declarações- o meio mais utilizado pelos contribuintes brasileiro para enviar suas declarações de Imposto de Renda.
            A base de computadores no Brasil atinge 40 milhões, em 2007, de acordo com a pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. O numero que inclui computadores em empresas e residências, representa um crescimento de 25% sobre a base registrada no mesmo período do ano anterior.
            Atualmente, a Internet proporciona aos seus usuários comunicação a baixo custo, tendo em vista que existem provedores gratuitos, e acesso a fontes inesgotáveis de informações. Ela (Internet) interconecta pessoas para os mais variados fins e tem contribuído para ampliar e democratizar o acesso a informação, eliminando barreiras como distancia, culturas, fuso horário etc. Com isso, emergem gêneros de conhecimento inusitados, critérios e avaliação inéditos, novos atores na produção e tratamento do conhecimento.



3.2 INTERNET NA EDUCAÇÃO
            Na internet encontramos vários tipos de aplicações educacionais. Dentre elas, podemos citar: divulgações/publicações, que podem ser institucionais, ou seja, a escola mostra o que faz, ou particulares, em que grupos de professores ou alunos criam suas homepages pessoais contendo suas produções mais significativas; temos aplicações de pesquisa, que pode ser individual ou em grupo, ao vivo (durante a aula) ou fora do horário de aula; aplicação de atividades de apoio ao ensino, em que reunimos textos imagens e sons, utilizando-os como um elemento a mais, juntamente com livros, vídeos e revistas. Podemos ainda encontrar aplicabilidade educacional na comunicação que pode ocorrer entre professores e alunos, professores e professores entre alunos da mesma ou de outras cidades ou países. A comunicação se dá entre pessoas conhecidas ou não, próximas ou distantes, esporádica ou sistematicamente.
            O professor ao usar a Internet, pode ter a sua disposição a possibilidade de elaborar um processo de ensino e aprendizagem de forma mais aberta, flexível, inovadora, e continua. Contudo isso a internet é ilimitada. A cada momento são inseridas, excluídas e alteradas a suas paginas. Com isso, nos deparamos com inúmeras possibilidades, desafios e incertezas nesse processo. Então surge uma questão: como aprender usando uma tecnologia que se modifica tão rapidamente? Como ensinar utilizando uma tecnologia que a cada dia se torna mais sofisticada e desafiadora?
            De certo que a Internet auxilia na troca de experiências, no esclarecimento de duvidas, na busca e seleção de materiais e em trocas pessoais. Pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação. Porem não deve ser vista como uma solução mágica.

EJERCICIO:
1) ¿Cómo Lévy define el ciberespacio?
  ( ) A como "un espacio de INTERNET abierto por la interconexión social de las computadoras y de las memorias de las computadoras".
  (x) Como "un espacio de comunicación abierto por la interconexión mundial de las computadoras y de las memorias de las computadoras".
 ( ) Como "un grupo social abierto por la interconexión mundial de las computadoras y de las memorias de las computadoras".
( ) Como "un espacio de computadoras".
( ) Perspectiva individual y Perspectiva social.



BLOG: Conceito e origem
            Blog é uma palavra hoje bastante popularizada como a própria internet onde é veiculada. Na verdade, é uma forma abreviada da palavra weblog. Esta é uma junção de duas palavras: web que é a rede de computadores ou internet e Blog que se refere ao registro de atividade ou então o desempenho regular de alguma coisa.
            Entretanto, pode-se dizer que o significado de blog é diário online, ou seja, um espaço na internet, através de modelo de site ou ministre em que se posta freqüentemente conteúdos importantes para enriquecer em quantidade e qualidade.
            O blog é o modelo virtual dos antigos diários de papeis em que se redigiam fatos importantes. Inicialmente era considerado somente como um espaço pessoal em que o autor aproveitava para divulgar livremente suas idéias.
            Com os avanços da internet e sua popularização, os blogs deixaram de serem “objetos particulares” do mundo virtual para um modelo de renda extra a ser adquirida. Existem hoje blogs para todos os assuntos e públicos e muitos blogueiros passaram a se tornar pessoas admiradas, seguidas em redes sociais e especialistas em assuntos (autoridades).
            Deste modo, encontra-se o chamado blogueiro profissional que é a pessoa que conseguiu encontrar no blog uma forma de conquistar sua independência financeira e viver exclusivamente do seu trabalho online.
            Como não há necessidade de se conhecer sistemas e linguagem de Programação de Computador, várias plataformas surgiram e se desenvolveram voltadas para este mercado como, por exemplo, uma das mais utilizadas no momento que é o Wordpress.
            Do blog e seu sucesso surgiram variações como o Blog onde se trabalha os mesmos conteúdos em forma de vídeo e, para isso, se utiliza freqüentemente o Youtube.

EJERCICIO:
1) ¿Qué es el blog?
 ( ) A como "un espacio de INTERNET abierto por la interconexión social de las computadoras".
(x) Es el modelo virtual de los antiguos diarios de papeles en que se redactan hechos importantes. Inicialmente era considerado solamente como un espacio personal en el que el autor aprovechaba para divulgar libremente sus ideas.
 ( ) Es el programa virtual de los artículos de la sociedad.
( ) Como "un espacio de computadoras".
( ) Es el modelo virtual de programas liberales.

REFERENCIA:
MATERIAL DISPONIVEL NO AVA “SOCIEDADE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO”


















           


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